Bom, como já foi dito aqui o Racismo ou Preconceito esta aonde estamos ate mesmo dentro da nossa propria familia.
Vale a pena ressaltar que temos que ter um censo critico construtivo, não que humilhe ou que faça tal pessoa que pertence a uma etnia, a uma raça; se sentir excluida ou retraida por certas opinioes que so iram fazer mal a mesma.
Por isso gente é sempre bom pra o que estamos fazendo com essas pessoas e se as tais mereçem isso, quer dizer no meu ponto de vista ninguem mereçe mais tem gente que não pensa assim.
O que torna mais dificil a convivencia multicutural do nosso País...
É isso ai prof vale a pena cada se conscientizar e se auto-avaliar
Bjkas
Racismo ou Politicamente Correto?
Preto, Negro, Negão ou Afro-descendente? Um movimento só de negros é "racismo ao contrário"?
Essas e outras questões surgem o tempo inteiro quando o assunto é a questão racial. Alguns afirmam que os brasileiros não são negros nem brancos, e sim mestiços; alguns defendem as cotas raciais enquanto outros creêm que são apenas " meras medidas corretivas". É importante salientar que por muitas vezes os discursos são bem distintos da práticas e é neste ponto que o racismo se amplia.
E você, o que pensa sobre isso? O que constitui racismo: as práticas, as expressões... E o "politicamente correto", o que tem a ver com tudo isso?
Vamos lá, participe! Aguardo a sua opinião...
Profº Juraci Chagas
Material para Estudo
Neste espaço você encontra cinco artigos para leitura, duas músicas e quatro clipes. O objetivo destes materiais é gerar uma discussão acerca do tema. Após suas considerações, participe do fórum e da enquete presentes nesta página.
Sucesso em seus estudos!
Artigo 1: Alexandre Pires: Piada sem a menor graça
Artigo 2: Investigação sobre racismo no clipe Kong de Alexandre Pires é arquivada
Artigo 3: O carnaval racista de Salvador (Bloco Racista, Nota Destoante)
Artigo 4: O Outro Ilê
Artigo 5: O brasileiro, o racismo silencioso e a emancipação do afro-descendente.
Fórum: escreva aqui seus comentários sobre o tema!
Opiniao
Jailma Marques | 14/09/2012
Racismo
Matheus Winster | 31/08/2012
A verdade é que o racismo é um assunto bem complicado de ser dialogado. As pessoas hoje em dia botam tudo em cima da mesa , elas tentam enxergar a verdade , mais em vez disso se entregam a podridão de um pensamento irracional.
Eu por um lado enxergo a vida com uma critica , e com a verdade que a por traz dela.
''O ser humano é composto de alma e coração , e o seu áudio maior a ser usado é o cérebro'', mais as pessoas não utilizam a sua inteligencia para saber separar as coisas e entender que , todos nos samos iguais , que ninguém é melhor que ninguém , independente de suas classes sociais , ou até que você seja de outro pais um (estrangeiro) .
Tem que jogar tudo de ruim para fora , e saber que a vida por mais boa que ela seja ela não traz perfeição para ninguém !
Pode ser negro ou branco , mais o sangue continua sendo a mesma cor '' vermelho '' ,
Qual a diferença existe nisso?.
Racismo
Juliana Carolina | 30/08/2012
Em pleno século XXI ainda é possível encontrar racismo não só sobre as raças mas também há a questão da sexualidade de cada um,a questão social...
O pior é quando o racismo é praticado pelas pessoas que fazem parte desta mesma raça,justo eles que deveriam ter orgulho da cor que tem,afinal é uma besteira discriminar alguém só por isso.
É normal ver pessoas se cumprimentando chamando uma amiga de ‘’nega ou negona’’ ou um amigo de ‘’negão’’. O caso é que quando alguém chama em outro sentido,já maldando,o que no caso se torna um crime.
Talvez a melhor forma de acabar com isso é já dando a devida educação para as crianças nas escolas,em palestras,televisão,radio,enfim, para que elas cresçam sabendo sobre este assunto,apesar de que isso tudo existe mas ainda é necessário.
Racismo
Meliina | 29/08/2012
O RACISMO está em todos os lugares principalmente no Brasil, racismo já está dizendo raça, pele, então eu politicamente acho incorreto as pessoas que agem com racismo com outras pessoas, pois todos nós somos seres humanos temos direitos iguais, não é por causa da cor da pele que vai ser diferente....
As pessoas não pode julgar alguém só por causa da pele, temos que observar como ele é por dentro e não por fora, não podemos julgar o livro pela capa, pois o conteúdo pode te surpreender.
Então é isso professor BeijOos
Racismo
Mirna Xavier | 28/08/2012
O racismo é um enorme problema, infelizmente não é de hoje que " a cor" de uma pessoa é usada como julgamento para definição de caratér. Discriminação é crime, sendo praticada por uma pessoa da mesma raça ou não. Quando será que as pessoas vão compreender que somos todos iguais e que a cor é somente uma caracteristica ou herença étnica ?
Racismo é a prática de qualquer ato ou expressão que possa inibir ou inferiozar uma pessoa, usando em conta sua coloração. Até entendo e não vejo problema em chamar amigos e familiares de " minha nega, meu preto, minha branca ..." Desde que seja dito de forma carinhosa e com o apoio do outro. Imagina, principalmente aqui na Bahia, um estado praticamente negro, alguém chegar e falar " Venha aqui meu afro-descendente" Seria até estranho, já que não é comum em nossa cultura. Enfim, o interessante seria reaprender alguns valores e usar o bom senso, afinal numa sociedade vista como " tão moderna", que busca diariamente por uma evolução, o racismo já devia ser incômodo que ficou somente no passado.
Um mundo sem racismo
Álix Willian | 28/08/2012
Ao longo da história, a crença na existência de raças superiores e inferiores -- racismo -- foi utilizada para justificar a escravidão ou o domínio de determinados povos por outros.
Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. A base, mal definida, do racismo é o conceito de raça pura aplicada aos homens, sendo praticamente impossível descobrir-lhe um objeto bem delimitado. Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginárias.
O racismo subentende ou afirma claramente que existem raças puras, que estas são superiores às demais e que tal superioridade autoriza uma hegemonia política e histórica, pontos de vista contra os quais se levantam objeções consideráveis. Em primeiro lugar, quase todos os grupos humanos atuais são produto de mestiçagens. A constante evolução da espécie humana e o caráter sempre provisório de tais grupos tornam ilusória qualquer definição fundada em dados étnicos estáveis. Quando se aplica ao homem o conceito de pureza biológica, confunde-se quase sempre grupo biológico com grupo lingüístico ou nacional.
O fenômeno, cujas origens são complexas, ocorre com maior ou menor intensidade em todas as etnias e em todos os países e suas origens são muito complexas. Quando o Japão, por exemplo, conseguiu, na primeira metade do século XX, um desenvolvimento econômico comparável ao da Europa, surgiu no seio do povo japonês uma ideologia racista muito semelhante à que justificava o colonialismo europeu.
Um primeiro estágio de racismo confunde-se com a xenofobia: determinado grupo social hostiliza um estranho por considerar nefasto todo contato fora do grupo social, o qual tira sua força da homogeneidade e da aceitação entre seus membros das mesmas regras e princípios, recusados ou desconhecidos pelo elemento exógeno. Em outro nível, tal repúdio é justificado pela diferença física, que se torna o suporte do componente racista.
Racismo
Mayara Machado | 26/08/2012
Quando paramos para discriminar , falar sobre o racismo ,muitos pensam só no negro , como alvo que sofre esse preconceito. O racismo é a convicção de que existe um ligação com as características físicas hereditárias, como a cor da pele, caráter e inteligência ou manifestações culturais. No séc.XXI eu acho um absurdo ainda existir qualquer tipo de preconceito , seja ele racial ou sexual,vejo passando nas rádios e TVs assuntos que chega ser assustador , de crimes por racismo ou homofobia .Vivemos em uma sociedade em que cada atitude , cada diferença é julgada e que leva a sermos uma sociedade assustada e presa de suas opiniões e pensamentos .É claro que não podemos generalizar toda à sociedade, seriamos hipócritas em evitar julgamentos e julgando toda uma sociedade,penso que , não podemos mudar o caráter de nenhum ser humanos , mas acredito que a política que é o que move nossa sociedade hoje , sendo ela mais responsável ,humana ,fazendo com que houvesse projetos sociais ,o que existe em algumas comunidades,mas são projetos de ONGs ,"o poder maior " abraçasse projetos onde faz essa mistura de brancos,negros e mestiços ,haveria mais clareza na humanidade,esse seria um espaço que cada um mostraria seus pensamentos,fazendo com que a sociedade enxergasse os direitos ,objetivos,sonhos de cada um, e pudesse ter a certeza de que todos podem fazer o mesmo ,todos podem traçar as mesmas metas ,independente de cor,religião..
Discriminação Racial
Vitor Ribeiro | 25/08/2012
O racismo nasceu do desejo de superioridade do ser humano, é uma forma de separar uma raça da outra, inferiorizando-a de várias formas e maneiras, com o objetivo de satisfazer o ego de uma sociedade ignorante e preconceituosa. Foi passado de geração em geração por pessoas que não procuravam a harmonia entre os povos, mas também por falta de informação da população. Para diferenciar um povo "superior" do povo "inferior", eles fazem com que toda a cultura do lado "oposto" seja inferiorizada e denegrida.
Assim como associar a cultura islâmica como uma cultura de terroristas, o racismo quer impedir qualquer mudança nova na sociedade, assim como o conservadorismo. Não aceita algo novo, e se aceita, o ridiculariza.
A única forma de se parar a discriminação racial é a concientização da sociedade, que todos nós somos iguais, semelhantes, temos a mesma capacidade de fazer qualquer coisa; Não somos melhores que ninguém, a diferença é só na melanina: uma pessoa tem muita, a outra tem menos.
Racismo
Gabrielle Magalhães | 25/08/2012
Todos nós já praticamos racismo. Nós pensamos que quando estamos falando de racismo é ''assunto de negro'', mas se pararmos para analisar na música que ouve, na roupa que veste e tal... Inclui o racismo. Vamos nos conscientizar que você que descrimina acaba tornado-se ignorante.
Opinião
Jailma Marques Lima | 24/08/2012
As pessoas deveriam ter a mera consciência de que cor, raça, etnia, religião... enfim nada disso mostra o que uma pessoa é. Mais sim seu caráter.
O que realmente tinha que acontecer era a sociedade em que vivemos pôr em suas cabeças que somos todos iguais independente do bairro onde moramos ou de quanto cada um ganha de salário.
Ter consciência de que somos todos descendentes de nós mesmos
Racismo
Ana Regina | 24/08/2012
Como já foi dito o racismo é um assunto muito difícil de se falar, comentar e etc.
como diz a musica do cantor Gabriel o pensador:
...Racismo é burrice
Não seja um imbecil
Não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral....
...Negros e nordestinos constróem seu chão
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil, o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou o que lava o chão de uma delegacia
É revistado e humilhado por um guarda nojento
Que ainda recebe o salário e o pão de cada dia graças ao negro, ao nordestino e a todos nós
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos
Me responda se você discriminaria
O Juiz Lalau ou o PC Farias
Não, você não faria isso não
Você aprendeu que preto é ladrão
Muitos negros roubam, mas muitos são roubados
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é:
Ele rouba e mata um homem
Seja você ou seja o Pelé
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa música você aprender e fazer
A lavagem cerebral...
Ta ai uma musica boa para refletimos sobre o racismo.
Bjks professor.
Racismo
Luana Moraes | 24/08/2012
Racismo é um tema bastante complexo, os próprios brasileiros são racistas logo o Brasil que é um país miscigenado. Pra mim o racismo surge quando uma pessoa começa a olhar a cor da pele da outra esquecendo de olhar suas qualidades e seu caráter. Sendo negro ou branco, pois muitas vezes o racismo pode ser considerado '' ao contrário '' então o racismo não pode ser considerado apenas para negros. E em relação as cotas eu sou contra pra mim todos deveriam ser tratado de igual para igual.
Racismo
Tayná Oliveira | 23/08/2012
O assunto racismo é algo muito complicado de ser discutido; pois racismo é discriminação de raça , sendo que é de negro para branco e branco para negro; Eu não entendo muitas das vezes; porque existe pessoas Afros-descendentes que não gostam de brancos; esse assunto é algo que eu nem gosto de comentar ; mais o racismo vem pelas práticas, pois desculpa falar existi negros batalhadores que estudam que vencem na vida e mostra para as pessoas que eles são iguais a todos ''pois,todos nos somos iguais'' , mais existi a descriminação porque quando se assisti jornais a maioria das pessoas que vão presas por crimes são pessoas Afro-descendentes ; não dizendo que só afros que passam na Tv, mais são a maioria , então são ás práticas de alguns deles que ferem a todos.Mais isso não significa que vamos ficar julgando as pessoas pela cor.Devemos respeitar a todos , pois o sangue que corre nas aterias de cada um é vermelho, somos uma raça misturada de portugueses com africanos e outras mais;então vamos respeitar a todos , pois sem alguém quer respeito , primeiro dê respeito '' Só que algo que me deixa a pensar muito é o porque existi COTAS , grupos de danças AFROS que nenhum branco possa participar pelo fato que só participa negros , se eles querem igualdade racial , por que se excluem ? por que não deixa essa mistura continuar ? branco , negro , vermelho , amarelo , tudo é a mesma coisa , tudo são pessoas , que pensam , pessoas racionais . beijos Professor